Vai Viajar?

Confira dicas para viajar de carro

É fundamental que o motorista faça uma boa revisão no seu carro antes de sair para a viagem.

A revisão não deve ser feita apenas pelo motorista, olhando apenas alguns itens. É importante levar seu carro para uma revisão mecânica em sua oficina de confiança, no nosso caso, MoaCar.

A revisão mecânica inclui a checagem dos seguintes itens:

• Sistema de injeção – velas
• Correias
• Tensionadores
• Filtros de ar, óleo e combustível
• Kit de embreagem, coxins do câmbio e do motor
• Sistema de arrefecimento.

O motorista precisa também checar tudo em relação ao limpador de para-brisa e fazer uma revisão no ar-condicionado.

Atenção especial aos pneus

Você deve dar uma atenção especial para os pneus. Não adianta apenas comprar pneus novos e eles não estarem bem calibrados. Isso porque a calibragem dos pneus está diretamente relacionada à estabilidade do veículo, o que acaba podendo evitar acidentes. Quando a pessoa enche demais os pneus o carro pode perder a aderência com o solo, e se a pressão dos pneus está muito baixa é possível que os pneus escapem da roda durante uma curva.
Algumas dicas importantes para as pessoas que vão fazer a calibragem dos pneus é que esta calibragem seja feita com os pneus frios, porque os pneus se aquecem ao rodar e o calor provoca o aumento da pressão. Por exemplo: com os pneus frios, a pressão do pneu de um carro estava a 27 lb/pol2 e após rodar alguns quilômetros, a pressão foi medida novamente e havia subido para 30lb/pol2.
Lembre-se que a calibragem deve ser feita com calibrador aferido. Não importa o modelo do calibrador, o que interessa é que ele esteja devidamente aferido. Não se esqueça que a calibragem deve ser feita semanalmente. Calibre o estepe também e use a tampinha da válvula para evitar a entrada de sujeira.

Durante o percurso

Durante o trajeto preste atenção nos seguintes itens:

- Cinto de segurança: Seu uso é obrigatório e muito importante. Os sistemas de segurança como airbags só funcionam efetivamente com a utilização do cinto de segurança;

- Ultrapassagens: Cuidado quando for fazer ultrapassagem. Quando estamos em estrada de mão dupla, é ainda mais importante usarmos os faróis durante o dia. O seu carro ficará bem mais visível, tanto pelos motoristas à frente quanto pelos que viajam no sentido oposto.

- Mal tempo: Caso enfrente problemas com chuva ou neblina durante seu trajeto, o ideal sempre é que consiga baixar a velocidade e manter o farol baixo ligado, ou o dispositivo de neblina caso o seu carro possua. O Pisca alerta só deve ser acionado quando acontece algum acidente. Durante a chuva o motorista deve ter cuidado com a aquaplanagem e ficar sempre de olho no carro que está na frente;

- Acostamento: O acostamento só deve ser utilizado em casos de emergência, e trafegar por este espaço é uma infração grave. Não se esqueça de quando parar ali por causa de algum problema no carro utilizar o triangulo de sinalização a pelo menos 20 metros do carro.”